A PARTIR DE JUNHO a renovação da carteira de habilitação exigirá curso e provas escrita e oral. Está na lei, nos conformes. Acontece que no Brasil dos lobbies, das máfias, das propinas e das dificuldades criadas para vender facilidades, sempre suspeitamos de que alguém vai levar algum.
Perdão: alguém vai levar muito, o fim e o cabo das invenções do governo. Aqui será o programa do curso na internet, o material das provas, a terceirização de quem irá aplicar os testes. O governo desta terra existe para oferecer vantagens a poucos e desvantagens à maioria.
Se você acha exagero, pegue a tomada de três pinos de dona Dilma e procure três buracos onde enfiá-la. Depois almeje metê-la nas recondendas de quem a inventou. Saiba que agora virão as placas do Mercosul, obrigatórias, caras e inúteis.
Sim, os carros europeus usam placas comunitárias. Mas rodam na Comunidade Européia, não no Cucarachul. Claro que você pode pegar o possante e cruzar o Paraguai, dar com os costados na Bolívia ou chegar à Venezuela via Roraima. Na volta, se voltar, me conte.