Caro, viu o lance de ontem no Conselho Nacional da Justiça? O candidato cotista passou no vestibular de medicina com nota no patamar dos candidatos não cotistas. Cotistas você sabe que são o negro e o índio, não cotista é o branco e o amarelo. O índio é amarelo, mas o amarelo não cotista é o asiático-brasileiro, o japonês, o coreano, o chinês, a minoria estudiosa.
O cotista foi rebaixado, deixou de ser cotista e entrou na vaga dos não cotistas, no caso os brancos e os outros amarelos. A vaga de cotista que era dele passou para os demais cotistas. Resultado, os brancos e amarelos perderam duas vezes, na cota de cotista e na cota de não cotista. A justiça tem injustiças que a justiça e a razão desconhecem.
Conhecido meu formou-se em direito e advogou alguns anos. Sempre desconfortável na beca, um dia percebeu que os raciocínios da justiça e os caminhos da lei eram complexos em excesso para sua intelijumência. Abandonou a profissão e passou a estudar lógica. Hoje não se sente burro como antes, só um pouquinho menos.
Deste que é seu amigo, sincero e obrigado, Saverio Marrone