O mundo segundo Luciana

“O luxo é uma questão de dinheiro, a elegância é uma questão de educação, a classe é uma questão de berço.” 

Luciana Gimenez, a apresentadora, desabafa no Instagram sobre a separação do marido Marcelo Carvalho, que engatou namoro com amiga da mulher. Os conceitos desafiam a heurística e a hermenêutica: quais as questões realmente postas pela apresentadora e o que elas significam. Luciana nos descortina três dificuldades.

O luxo é questão de dinheiro? Sim, mas pode ser de educação e de berço, conjunta ou isoladamente. Quem não ouviu falar do “dinheiro velho”, o old money dos gringos, aqueles remanescentes falidos de famílias ricas que conseguem viver no luxo – muitas vezes sem acumular lixo por falta de dinheiro para comprar comida.

A elegância, questão de educação, sim, mas pode ser de dinheiro e também de berço, juntos ou separados, coisa até óbvia. A classe, questão de berço, releve-se o preconceito. Existe mais gente com classe que recebeu boa educação. E tem os “de berço” sem classe nenhuma. Vide nosso senador e nosso prefeito, exemplares-referência da categoria.

Além disso, um curso de boas maneiras na Suíça, que custa caro, ensina classe. Conheci filhas de caminhoneiros, gente sem berço, mandadas à Suíça pelos pais já donos de frotas. Embarcaram palitando os dentes de boca aberta e voltaram classudas, encobrindo o artefato com a outra mão na frente da boca.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *