O presidente e a inércia

A GLOBO não precisava pagar esse vexame ao anunciar que o assassino de Marielle Franco esteve na casa de Jair Bolsonaro, no Rio. Baseou-se no depoimento do porteiro do condomínio, desautorizado no dia da divulgação, mas prestado com antecedência suficiente para merecer checagem não só da fonte – polícia, ministério público estadual, governo do Estado? – como do próprio porteiro.

O jornalismo da emissora perde em credibilidade, vício que se aponta à Globo desde o debate entre Lula e Fernando Collor, e se acentua agora no noticiário crítico que faz ao presidente da República. Bolsonaro não precisa de noticiário editorializado nem de sofreguidão na divulgação dos fatos. Ressalve-se que, bem ou mal, preferível a Globo viciada ao ‘Informativo Goebbels’ da milícia bolsonara.

Jair Bolsonaro é o maior adversário de si mesmo, ele e os filhos valem por três bancadas de oposição reunidas, sem contar a existente em seu próprio partido. Ele cairá sozinho, pela força inercial de seus erros. O noticiário objetivamente analítico é suficente para combatê-lo. Com a mancada, a Globo abre espaço de suspeita sobre qualquer notícia mais aguda sobre o presidente.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *