O ministro Gilmar Mendes chama de pervertidos os que veem mordomia na privada privativa de Lula na prisão federal. Não é porque Gilmar é Mendes que lhe negaremos razão quando está certo. Privada privativa é fundamental, todos os presos deveriam ter direito a privada privativa, pois no próprio nome do implemento está definido que ele deve ser privativo.
Os grandes homens da justiça têm percepção lúcida e aguda sobre privadas. Conheci um desembargador que tomou o Ita no Norte e chegou ao sul maravilha, uma mão na frente, outra cobrindo o assento da privada. Trabalhou, estudou, comeu o pão que Bolsonaro amassou, morou em pensão de miserê sem privada privativa e um dia chegou lá, um príncipe do foro. Eu o conheci em congresso de Direito.
Sua excelência queixava-se do apartamento que lhe fora reservado no hotel: “Não tem bidê na privada. Só gente desclassificada não usa bidê, não acha?”. Tentei cara de paisagem, ele insistia, respondi. ‘É coisa do Sudeste atrasado. No Norte até seringueiro tem bidê. De borracha, mas bidê’. Imagine se essa gente canalha descobre que a privada de Lula, além de privativa, tem bidê.